segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

RELATÓRIO FINAL DE CURSO


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
CURSO PROINFO INTEGRADO









PROFESSORAS CURSISTAS
Sandra Marques da Silva
Maria da Conceição Lopes Baphtista







RELATÓRIO FINAL DE CURSO








Professor Formador
Márcio Dias








Brasília-DF
2.014

_________________________________________________________________________________

INTRODUÇÃO



     Este trabalho se trata de uma produção final do curso Proinfo Integrado , oferecido pelo MEC/GEINFE/NTE/EAPE aos professores da rede pública do Distrito Federal .
         As experiências práticas foram realizadas na Escola Classe 13 de Taguatinga Sul , em 14 turmas de primeiro ao quinto anos. O número de alunos em cada uma dessas turmas é variável , de 15 a 25 .
         O tema central do nosso Projeto é Literatura de Cordel .





































_________________________________________________________________________________

Lições da experiência vivida nos Laboratórios Práticos


O planejamento determina antecipadamente as atividades que devem ser desempenhadas num momento futuro.
O tempo dedicado ao planejamento é vital para evitar problemas na fase da execução (porque planejar).
Os laboratórios de prática são os dias gastos na execução do planejamento.
Como trabalhamos numa mesma escola e em áreas interligadas, uma de nós ( Conceição ) trabalha na Sala de Leitura  e a outra ( Sandra ) , com reforço escolar , aulas de Artes e contação de histórias , fizemos um só planejamento . Escolhemos como tema central “Literatura de Cordel”, pois era o assunto a ser abordado nos próximos encontros dos alunos na Sala de Leitura ( na nossa escola esse tema é visto todo ano por todos os alunos do primeiro ao quinto ano ). A inovação desse ano, incentivada pelo projeto do Curso Proinfo Integrado, foi à inclusão de tecnologia durante a abordagem do tema central. No nosso caso, incluímos vídeos (usamos pen-drive e TV).
O projeto foi realizado em 2 semanas , dois encontros com cada turma .
O uso da tecnologia durante o projeto foi importante, tornou os encontros interessantes e dinâmicos.
A tecnologia também foi utilizada durante o planejamento, afinal de contas tivemos que pesquisar vídeos relacionados ao nosso tema e passar os escolhidos para um pen-drive .
A abordagem do tema “Literatura de Cordel” foi feita da mesma maneira do primeiro ao quinto ano.
Os alunos demonstraram interesse e satisfação participando ativamente de todas as atividades propostas.



















 _________________________________________________________________________________

CONSIDERAÇÕES FINAIS


O tema “Literatura de Cordel” foi escolhido por se tratar de um assunto que é abordado todo ano na nossa escola e que já seria visto na Sala de Leitura  nos próximos dias .
Planejar em conjunto com uma colega de trabalho foi algo natural e agradável.
Tema e colega já conhecidos tornou tudo mais fácil.
Planejar e mediar utilizando tecnologia foram muito interessante para as duas professoras envolvidas nesse projeto, já que grande parte do conhecimento que ambas tem nesse assunto, foi adquirido durante o Curso Proinfo integrado.













Nenhum comentário:

Postar um comentário